Episódio #15 Temporada 6: A Anita líder em tempos de crise

Depois de meses a abordar dados e estudos sobre discriminação, desigualdade, atrasos sistémicos…e de, nas entrelinhas, ir sugerindo que as mulheres devem assumir mais posições de liderança, que têm estilos de liderança com melhores resultados, que são líderes mais eficazes… a Anita traz para a mesa os números da verdade: as mulheres são efetivamente melhores líderes, reforçando a sua posição em tempos de crise.

Numa prova do algodão, comparando indicadores de liderança e avaliação 360, pré e durante a pandemia, as mulheres em posições de liderança são melhor avaliadas em 13 de 19 indicadores, sendo que os restantes 6 revelam paridade entre homens e mulheres.

Está na hora de chamar mais heroínas para salvar a humanidade!

Neste episódio, mencionamos:
Artigo Harvard Business Review – Women are better leaders during a crisis
“La presencia de la mujer en las ediciones digitales de siete diarios deportivos: del deporte a la “porquería machista””
Glass Cliff
“Os Homens são de Marte e as Mulheres são de Vénus”, de John Gray
Conversa entre Christine Lagarde e Ursula von der Leyen sobre a atenção extra que têm de ter nas suas organizações para garantir a igualdade de acesso homens/mulheres.
Global Gender Gap Report – Antes eram 90 anos até atingirmos a igualdade de género agora são 135 anos…
Ardern and Bhutto: Two different pregnancies in power”
Benazir Bhutto
“The Lady vanishes”, episódio de Revisionist History, podcast de Malcolm Gladwell
“Workplace gender quotas weed out incompetent men and make businesses more efficient, study finds”, artigo de Ben Chapman, publicado a 19 de Junho de 2017 no Independent, e consultado a 5 de Fevereiro de 2021.
The Good Wife
“Espanha vai testar semana de trabalho de quatro dias”, artigo publicado a 16 de Março de 2021 na revista Sábado e consultado a 28 de Abril de 2021.
Igualdade salarial em Espanha, artigo publicado a 12 de Janeiro no Cinco Días e consultado a 28 de Abril de 2021.
“How Iceland Is Closing the Gender Wage Gap”, publicado a 8 de Janeiro de 2021 na Harvard Business Review e consultado a 28 de Abril de 2021.
A Anita à conversa com a Carolina Salgueiro Pereira
“LinkedIn is adding ‘stay-at-home mom’ and more caretaker titles, as 2.3 million women leave the workforce”, artigo escrito por Maria Caspian e publicado a 30 de Março de 2021.

E não se esqueçam:
A Anita regressa ao trabalho quando bem lhe apetece e pode, idealmente a cada semana, mais coisa menos coisa, com um ponto de situação nos seus projetos. No entanto, como boas aspirantes à omnipresença, continuamos ligadas no Instagram, em @anita_no_trabalho, e ainda em anitanotrabalho.com, onde poderão conversar connosco através da secção Querida Anita, ou no Facebook.

Ou nas nossas plataformas profissionais:
Eli: nautilo.net | facebook | twitter | Instagram
Billy: airdesignstudio.com | facebook | Instagram
Rita: Instagram

Créditos:
“Polygamie” de Gabriel Vigliensoni, através do Free Music Archive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.