Episódio #1 Temporada 6: Recomeço, sem angústia e sem pressa

“Recomeça
Se puderes,
sem angústia e sem pressa…”

A Rita com os seus Bullet Journals
A Rita com os seus Bullet Journals

Caneta em riste, bullet journal aberto, o habitual ar sonhador ao virar a página e começar a desenhar os próximos 365 dias… a Anita inicia 2021 ainda a desatar o novelo de pensamentos sobre 2020, mas perspetivando o novo ano com esperança.

Escolhe “Sísifo”, do Miguel Torga, como primeiras linhas deste capítulo, porque sem querer apagar o que ficou para trás, quer recomeçar; de forma fluída, aceitando a mudança, mas continuando a sonhar.

E porque cada recomeço lhe dá a desculpa perfeita para descobrir e redescobrir, para continuar e para parar, para experimentar, para se perder e encontrar… em mais uma aventura em volta do sol.

E porque há viagens que sabem melhor acompanhadas, junta-se de armas e bagagens a Ana Rita Santos, que levará a Anita noutros planos de voo ao longo de 2021.

Bem-vinda Ana, bem-vindo 2021.

Neste episódio, mencionamos:
OGSM “Objectives, Goals, Strategies, Measures”, uma ferramenta que a Eli usa para definir os seus objectivos e observar se os cumpre. Alguns episódios em que a Eli fala sobre esta ferramenta: episódio 16 e episódio 53
Bullet Journal
“The Artist’s Way”, de Julia Cameron
Joana Paz
Exercício de fim de ano: “What else?”, inspirado por este post da Denise Duffield-Thomas
Falámos sobre o exercício “Start Stop” no episódio 53
Artigo sobre resoluções de Ano Novo da newsletter Brain Pickings
“Daring Greatly” e “Rising Strong”, dois dos livros de Brené Brown
“The 7 Habits of Highly Effective People”, de Stephen R. Covey

E não se esqueçam:
A Anita regressa ao trabalho quando bem lhe apetece e pode, idealmente a cada semana, mais coisa menos coisa, com um ponto de situação nos seus projetos. No entanto, como boas aspirantes à omnipresença, continuamos ligadas no Instagram, em @anita_no_trabalho, e ainda em anitanotrabalho.com, onde poderão conversar connosco através da secção Querida Anita, ou no Facebook.

Ou nas nossas plataformas profissionais:
Eli: nautilo.net | facebook | twitter | Instagram
Billy: airdesignstudio.com | facebook | Instagram
Rita: Instagram

Anita no Trabalho é um podcast produzido por Ana Isabel Ramos – designer, ilustradora e knitwear designer em airdesignstudio.com e instagram.com/air_billy – e Eliana Soares – marketeer e estratega em nautilo.net e instagram.com/elice_inwonderland – e a participação especial de Ana Rita Santos – Business development manager em instagram.com/ritaana.

Créditos:
“Polygamie” de Gabriel Vigliensoni, através do Free Music Archive.

2 comments

  1. Naná Oliveira says:

    Gostei muito de vos ouvir. Há tanto tempo que não passava por cá!
    Eu sou fãzíssima (esta palavra existe? se não existe, passa a existir!) de Bullet Journal. Comecei timidamente no início de 2013 e nunca mais consegui encontrar outro método de organização que o suplantasse.
    Além disto, sim, faço resoluções (quase sempre 12) no início de cada ano. São mais guidelines do que outra coisa… mas é bom chegar ao fim do ano e fazer um balanço.
    Outra coisa que comecei a fazer há uns dois/três anos foi escolher uma palavra para aquilo que quero para esse ano. Em 2020, escolhi a palavra “mudança”. Estava longe de imaginar que essa palavra iria ser o espelho fiel do que foi o ano! Por todos os motivos e mais alguns. Em plena pandemia consegui desbloquear coisas que tinha andado havia uns dois ou três anos a tentar desbloquear sem sucesso. Fosse por indecisão minha e consequente falta de iniciativa/inércia/procrastinação ou fosse por factores externos que me impediam.
    Foi um ano espantosamente bem sucedido, apesar da pandemia e por causa dela. Tomei decisões importantes, cresci enquanto pessoa e encerrei o luto do meu pai, que prolonguei durante 11 anos longos anos.
    Foi o ano em que estive 4 meses confinada em casa com os meus filhos e adorei poder vê-los crescer diante de mim, mesmo nos dias em que me faziam subir paredes e querer entregá-los para adopção… os momentos que passei com eles são insubstituíveis e hei-de carregar isso como o maior tesouro que a pandemia me proporcionou.
    O confinamento permitiu-me descobertas a nível profissional importantíssimas: que não só o meu trabalho é perfeitamente exequível em modo teletrabalho (como eu sempre suspeitei) como também adoro essa modalidade e percebi que apesar de ser alguém altamente social e extrovertida, gosto de trabalhar sozinha no meu canto. E que sou mais produtiva e que a qualidade do meu trabalho é muito superior.
    Durante os tempos de confinamento fiz um documento de anotações em modo bullets, no Evernote, onde fui registando os positivos e os negativos de estar confinada. E algumas anotações aleatórias. Muito interessante, para ler daqui a uns anos!
    Gostei muito da sugestão da Rita, de ir ver o arquivo de fotos de 2020 e escolher uma por mês!
    Bem hajam e um bom 2021, com Bullet Journal ou OGSM, com ou sem resoluções!
    Beijinhos, Naná

    • anitanotrabalho says:

      Já estávamos com saudades das tuas partilhas; que bom ter-te de volta ao Anita!
      Felizes por saber que 2020 te trouxe esse crescimento e tranquilidade. Que 2021 seja feliz! Beijinhos e até breve!
      As Anitas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.