Episódio #13 Temporada 7: Feliz Ano Novo

A Anita entra em Setembro ainda com areia e sal no cabelo, e dá por si a trocar o chinelo de dedo pelo stiletto já em pleno escritório.

O calendário do bullet journal tem cheiro a ano novo: revisão dos objetivos e planos do ano, novo calendário, planeamento dos projetos em curso e em proposta, sem esquecer de continuar a fazer exercício e beber muita água 🙂

A Anita reaprendeu a gostar do verão das férias grandes, organizando o seu ano de trabalho em torno deste novo ritmo e aproveitando para desacelerar e diminuir o volume do fluxo incessante de pensamentos (ainda em progresso).

O grau de fluidez entre trabalho e vida familiar ganhou proporções tais que esta pausa longa é não só bem-vinda, como muito necessária. A Anita confessa estar a sentir falta de alguma compartimentalização.

Assim, a Anita dá as boas-vindas a setembro, deixando-se levar pelo caos e entusiasmo do recomeço.

Neste episódio mencionamos:
“Workcations: The travel trend mixing work and play”, artigo de Bryan Lufkin, publicado a 10 de Março de 2022 em BBC.com
“Quiet Quitting: a versão 2.0 do Work-Life Balance”, artigo de Pedro Pessoa, publicado no Jornal Eco
“WhatsApp opens the door to silent exits from annoying groups”, artigo de Alex Hern, publicado a 9 de Agosto de 2022 no Guardian.
Geração Z
“Move Over Quiet Quitting, FatFIRE Is The Newest Viral Workplace Trend”, artigo de Jack Kelly, publicado em 13 de Setembro de 2022
“Manterruption” e “Mansplaining”
“Daily Rituals: Women at Work”, livro de Mason Currey
O Consultório da Anita
“Letters to friends”, a newsletter semanal da Billy
Assinem a newsletter da Anita!
A Anita no Instagram

E não se esqueçam:
A Anita regressa ao trabalho quando bem lhe apetece e pode, idealmente a cada semana, mais coisa menos coisa, com um ponto de situação nos seus projetos. No entanto, como boas aspirantes à omnipresença, continuamos ligadas no Instagram, em @anita_no_trabalho, e ainda em anitanotrabalho.com, onde poderão conversar connosco através da secção Querida Anita, ou no Facebook. Para consultas mais específicas, a Anita está disponível para sessões individuais com a sua comunidade em anitanotrabalho.com/consultorio

Ou nas nossas plataformas profissionais:
Eli: nautilo.net | facebook | twitter | Instagram
Billy: airdesignstudio.com | facebook | Instagram
Constança Cabral: Blog | Instagram | Facebook

Créditos:
“Polygamie” de Gabriel Vigliensoni, através do Free Music Archive.

One comment

  1. Naná says:

    Que bom voltar a ouvir-vos!

    Sobre a saída silenciosa dos grupos do whattsapp, acho que há uma forma… acho que podemos arquivar as conversas, e tudo o que lá se passe depois disso… pois, não ficamos a saber. Mas estamos no grupo, só que “não estamos” 😉

    Quiet quitting – entrei nesse estado mesmo antes de ter ouvido o nome para ele. Mas lá está, eu supostamente sou uma Gen-Xer já a resvalar para Millenial…

    Férias alargadas em período de verão, vivendo eu na “terra das férias”, só se fosse para sair de cá e rumar a norte (como costuma ser habitualmente, quando fazemos férias a 4) porque isto torna-se de fugir, especialmente em agosto, motivo pelo qual me recuso a tirar férias nesse mês há mais de uma década. Algarve em Agosto, não!! Só se fosse para ficar ainda mais exausta…
    Setembro é o mês das nossas férias, e além de podermos ter uma espécie de férias de verão fora do Agosto, permite fazer um reset, principalmente os miúdos antes de regressarem à escola e às rotinas.
    Nós tentamos sempre que possível sair da nossa área de residência – e este ano confirmámos a importância disso – fizemos um fim de semana na zona de Marvão. E foi incrível a diferença na dinâmica familiar, renovamos as energias, estreitámos laços que estavam a ficar desgastados pela modorra e monotonia da rotina (que dá cabo de tanta coisa…), alargamos horizontes, os miúdos adoraram e absorveram tantas coisas novas. porque lá está, mudámos de cenário e tivemos coisas novas e interessantes que nos despertaram a atenção! por isso, confirmo que sair por aí fora em modo mais relax faz muita falta e faz-nos mesmo muito bem, individualmente e às relações pessoais que temos.
    Mas a ideia de fazer férias alargadas durante 6/7 semanas é algo que me agrada muito e devia ser implementado a nível nacional para quem tem filhos em idade escolar. Um pouco como a jornada de trabalho de 4 dias, que é algo que defendo há anos!!! Prevenia-se tanto mas tanto burnout, contribuía para o aumento da qualidade do trabalho produzido e assim para reduzir o absentismo, melhorar o mercado de emprego, aumentar a competitividade das empresas. Ou isso, ou a jornada de trabalho de 6h. Há n estudos feitos que comprovam que ninguém é produtivo após as 6h de trabalho, especialmente se for em regime intenso. Há quadros mesmo que ilustram a descida abrupta da capacidade de concentração, de renovação de ideias, ao mesmo tempo que aumentam as falhas e a probabilidade de erros, acidentes e incidentes de trabalho aumenta exponencialmente.
    Infelizmente, apesar destes estudos todos, a generalidade dos empresários e gestores ainda considera que um trabalhador produtivo é aquele que trabalha 10/12h e sempre “a abrir”, o que vem trabalhar nas folgas, nos feriados, que fica depois da hora… lá está a maldita glorificação do estar “permanentemente ocupado”… eu que trabalho em segurança e saúde do trabalho vai para 19 anos, tenho dificuldade em aceitar que a realidade não mudou muito, pelo menos no que a isto diz respeito.
    Creio no entanto, que o mercado de trabalho e o meio laboral está num processo de revolução e reformulação e que o panorama se vai modificar, seja pelo quiet quitting, pelo quiet firing (algo que existe desde que começou a haver códigos e leis laborais e que tem um nome e é ilegal – o assédio moral), pelo nomadismo digital, pelos movimentos FIRE, nada será como o modelo que temos tido até à ocorrência da pandemia.

    Gargalhada monumental ao minuto 44:19!!!! Só para que saibam… por essa altura já tinha escrito o lençol magistral que puderam ler até estas singelas linhas ihihihih

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.