Episódio #8 Temporada 7: Anita na idade da “anti-ambição “

Sopram ventos do Atlântico que revelam um cenário de barcos à deriva. Da terra das oportunidades e do sonho americano, chegam ecos de mudança que inspiram, quem sabe, mudança de paradigmas.

A “great resignation”, como tem sido apelidada, parece, sob a luz do continente europeu, um tanto romanceada, mas tem levado a Anita a refletir sobre o que efetivamente mudou (ou não) com a disrupção que sofremos nas nossas vidas.

Entre quem acha que nada mudou de forma permanente e que estamos a retomar no ponto onde estávamos há 2 anos, e quem sonha com um futuro mais sustentável, a Anita regressa às conversas com a Constança para discutir a utopia da “era da anti-ambição”.

Neste episódio mencionamos:

A definição de ambição no Dicionário Houaiss:
Ambição s. f. 1. forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias; cobiça; cupidez. 2. anseio veemente de alcançar determinado objectivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão. ETIM lat. ambitio, onis acção de rodear, cercar, solicitação, manejo, lisonja, adulação, fausto, ostentação, elevada condição.”

Podcast “Dear Alice: A Lifestyle Approach to Interior Design”
“The Age of Anti-Ambition”, artigo de Noreen Malone, publicado a 15 de Fevereiro de 2022 no New York Times
Denise Duffield-Thomas
“Inveja – Mal secreto”, de Zuenir Ventura
Um post de blog sobre a coleção de livros sobre os sete pecados capitais
“Wondering why Netflix wants to stop password-sharing? It’s all about funnels”, artigo de Mark Ritson publicado a 25 de Março de 2021.
PIB Produto Interno Bruto
“GDP alternatives: 8 ways of measuring economic health”, artigo escrito por Helen Hawkes, publicado a 6 de Setembro de 2021
“Carlos Moreno: “A cidade dos 15 minutos oferece a oportunidade de termos um novo paradigma”, artigo publicado a 7 de Outubro de 2021 no Jornal de Negócios
Gira Bicicletas de Lisboa
Pordata
Instagram da Câmara Municipal de Lisboa

O Consultório da Anita
Assinem a newsletter da Anita!
A Anita no Instagram

E não se esqueçam:
A Anita regressa ao trabalho quando bem lhe apetece e pode, idealmente a cada semana, mais coisa menos coisa, com um ponto de situação nos seus projetos. No entanto, como boas aspirantes à omnipresença, continuamos ligadas no Instagram, em @anita_no_trabalho, e ainda em anitanotrabalho.com, onde poderão conversar connosco através da secção Querida Anita, ou no Facebook. Para consultas mais específicas, a Anita está disponível para sessões individuais com a sua comunidade em anitanotrabalho.com/consultorio

Ou nas nossas plataformas profissionais:
Eli: nautilo.net | facebook | twitter | Instagram
Billy: airdesignstudio.com | facebook | Instagram
Constança Cabral: Blog | Instagram | Facebook

Créditos:
“Polygamie” de Gabriel Vigliensoni, através do Free Music Archive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.