Episódio #13 Temporada 6: Anita e a saúde mental – Parte 2

Há algo de estranho no silêncio dos dias. Semanas depois da reabertura parcial das escolas, finalmente com tempo para si e a possibilidade de sonhar em voz alta e recomeçar planos, a Anita sente um certo entorpecimento, uma certa resistência em regressar às esplanadas ou retomar rotinas interrompidas… Não que não sinta prazer nas saídas, com maior liberdade e em companhia do sol…mas uma sensação de efemeridade teima em assolar a sua mente.

A segunda tentativa de regresso a uma normalidade, que talvez já nem tenha lugar, deixa a Anita alerta e expectante. Sabe que deve estar atenta a si e centrar-se no seu bem-estar, físico e mental – prossegue com o yoga, faz caminhadas e corrida, cuida da alimentação, reforça a prática de mindfulness…procura ter tempo para si. Mas o seu sistema límbico parece avariado, dando lugar a oscilações bruscas de humor e um certo desnorte emocional.

Semanas após a conversa franca e sem filtros, a Anita volta ao sofá, para mais uma consulta com a Ana Teresa Vale, desta feita para pedir ajuda no regresso a uma qualquer normalidade.

 

Neste episódio, mencionamos:
“Mais de um quarto das famílias portuguesas perdeu 25% ou mais rendimentos durante a pandemia”, artigo escrito por Rita Robalo de Sousa, publicado a 25 de Março de 2021.
“Número de divórcios em Portugal aumenta no pós-desconfinamento”, notícia publicada no site Sic Notícias a 12 de Outubro de 2020.
“O confinamento é “uma lua-de-mel para os agressores”?”, artigo escrito por Fernanda Câncio e Valentina Marcelino e publicado no Diário de Notícias a 27 de Janeiro de 2021.
Estatísticas APAV: Relatório de 2020 | Relatório de 2019
“Em três meses, vendidas mais de 5 milhões de embalagens de ansiolíticos e antidepressivos”, artigo escrito por Ana Mafalda Inácio e publicado no Diário de Notícias a 9 de Junho de 2020.
“Covid-19: pandemia aumentou os casos de ansiedade e depressão nas crianças”, notícia publicada no site da TVI online
“Fadiga pandémica: “Uma realidade internacional”
“Fadiga da Pandemia”: um documento da Ordem dos Psicólogos com informação
Fact Sheet da Fadiga da Pandemia feito pela Ordem dos Psicólogos.
“COVID-19: Metade dos portugueses apresentam sintomas de depressão”, artigo escrito por Luísa Melo e publicado a 22 de Março de 2021 no portal de notícias da Universidade do Porto. Consultado a 13 de Abril de 2021.
Myers Briggs Type Indicator
Portal da Ordem dos Psicólogos “Eu sinto-me”
Os habitantes do Reino Unido têm níveis de depressão e ansiedade muito preocupantes, segundo um estudo que compara países europeus.

E não se esqueçam:
A Anita regressa ao trabalho quando bem lhe apetece e pode, idealmente a cada semana, mais coisa menos coisa, com um ponto de situação nos seus projetos. No entanto, como boas aspirantes à omnipresença, continuamos ligadas no Instagram, em @anita_no_trabalho, e ainda em anitanotrabalho.com, onde poderão conversar connosco através da secção Querida Anita, ou no Facebook.

Ou nas nossas plataformas profissionais:
Eli: nautilo.net | facebook | twitter | Instagram
Billy: airdesignstudio.com | facebook | Instagram
Rita: Instagram

Créditos:
“Polygamie” de Gabriel Vigliensoni, através do Free Music Archive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.