Episódio #9 Temporada 6: Anita e a síndrome de impostora

Num equilíbrio difícil – e nem sempre bem-sucedido – de auto-confiança, a Anita tem encarado o seu ”crítico interior” à letra: algo intrinsecamente individual e interno, assente nas suas dúvidas existenciais.

Tem sido um companheiro fiel – nunca deixa de aparecer – e útil em certas circunstâncias: ao questionar sobre a qualidade do trabalho, ao criar alguma insegurança acerca do que está a desenvolver, o seu “crítico” faz com que a Anita não baixe a guarda e assegura que dá sempre o seu melhor.

Mas, nem sempre a relação é equilibrada. Por vezes, o seu crítico ataca sem dó nem piedade e por pura maldade e requer um autêntico exorcismo para o dominar, quando assume o papel de “síndrome do impostor”.

Apesar de, ao longo dos anos, a Anita ter vindo a desenvolver estratégias para restabelecer este equilíbrio e manter uma relação saudável… recentemente surgiu na equação uma nova variável que a fez rever a origem deste fenómeno.

Neste episódio, mencionamos:
“Stop Telling Women They Have Imposter Syndrome”, artigo escrito por Ruchika Tulshyan e Jodi-Ann Burey, publicado a 11 de Fevereiro de 2021 e consultado a 2 de Março de 2021.
“Playing Big” de Tara Sophia Mohr
“Why Women Don’t Apply for Jobs Unless They’re 100% Qualified”, de Tara Sophia Mohr, publicado a 25 de Agosto de 2014 e consultado a 2 de Março de 2021.
Kamala Harris: “I may Be the First Woman in This Office, But I will Not Be the Last” https://www.youtube.com/watch?v=u2XcHNs9Muc
Borgen
“Clube de Combate Feminista”, de Jessica Bennett, Editora Alma dos Livros
“Daring Greatly”, de Brené Brown
“Charlize Theron admits to suffering with imposter syndrome while working on ‘Bombshell'”, artigo publicado a 22 de Outubro de 2019
“Oscar-winning actress Viola Davis says she struggles with ‘impostor syndrome'”, publicado a 28 de Fevereiro de 2017 e consultado a 2 de Março de 2021.
“The reward for good pandemic leadership: Lessons from Jacinda Ardern’s New Zealand reelection”, artigo publicado a 22 de Outubro de 2020 e consultado a 2 de Março de 2021.
“Folklore: The Long Pond Studio Sessions”, documentário sobre o álbum “Folklore” de Taylor Swift
“Michelle Obama Tells a Secret: ‘I Have Been at Every Powerful Table You Can Think of… They Are Not That Smart'”, artigo escrito por Chantal da Silva, publicado a 4 de Dezembro de 2018 e consultado a 2 de Março de 2021.
“Is ‘Imposter Syndrome’ Just Another Way Of Blaming Women?”, artigo de Hanna Hart, publicado a 24 de Fevereiro de 2021 e consultado em 2 de Março de 2021.
“Unpacking Michelle Obama’s Impostor Syndrome”
Sobre “stereotype threat”, recomendamos o episódio “How they see us” do podcast Hidden Brain
TED Talk de Brené Brown: “The power of vulnerability”

E não se esqueçam:
A Anita regressa ao trabalho quando bem lhe apetece e pode, idealmente a cada semana, mais coisa menos coisa, com um ponto de situação nos seus projetos. No entanto, como boas aspirantes à omnipresença, continuamos ligadas no Instagram, em @anita_no_trabalho, e ainda em anitanotrabalho.com, onde poderão conversar connosco através da secção Querida Anita, ou no Facebook.

Ou nas nossas plataformas profissionais:
Eli: nautilo.net | facebook | twitter | Instagram
Billy: airdesignstudio.com | facebook | Instagram
Rita: Instagram

Anita no Trabalho é um podcast produzido por Ana Isabel Ramos – designer, ilustradora e knitwear designer em airdesignstudio.com e instagram.com/air_billy – e Eliana Soares – marketeer e estratega em nautilo.net e instagram.com/elice_inwonderland – e a participação especial de Ana Rita Santos – Business development manager em instagram.com/ritaana.

Créditos:
“Polygamie” de Gabriel Vigliensoni, através do Free Music Archive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.