Episódio #5 Temporada 6: Anita no país da desigualdade

Índice de Igualdade de Gênero 2020
Portugal já recuperou… mas, com 61.3 pontos em 100, está ainda em 16º, 6.6 pontos abaixo da média europeia.

Na ressaca das Presidenciais, e tendo como pano de fundo a entrega dos prémios do Índice de Igualdade de Género 2020, a Anita aborda o tema da representatividade na sociedade portuguesa.

Portugal tem vindo progressivamente a recuperar terreno em comparação com outros países da UE, subindo 4 lugares em 10 anos… mas, com 61.3 pontos em 100, está ainda em 16º, 6.6 pontos abaixo da média europeia.

Há motivos para alguma esperança, com aumento da quota de mulheres no banco central e nas principais empresas cotadas, bem como no número de mulheres a liderarem ministérios ou no Parlamento. (Viva a Lei da Paridade e a Lei das Quotas…)

No entanto, a esperança esmorece quando a Anita analisa a desigualdade na educação, na remuneração e no trabalho doméstico não remunerado onde as diferenças são gritantes… A segregação ao nível de educação e trabalho é o principal obstáculo e, infelizmente, não tem dado sinais de melhoria…

A progressão europeia atual deixa-nos pela frente um horizonte temporal de 60!!! anos até atingirmos a igualdade. Estamos dispostas a esperar?

Neste episódio, mencionamos:
Índice de Igualdade de Gênero 2020 fichas técnicas por país.
Lei da paridade nos órgãos colegiais representativos do poder político.
Portugal compromete-se no avanço de medidas de combate à desigualdade entre mulheres e homens
Portugal tem mais mulheres no Governo e parlamento que média da UE
Aprovada lei das quotas de género nas empresas“, artigo escrito por Carolina Reis e publicado no Expresso online a 23 de Junho de 2017 e consultado a 5 de Fevereiro de 2021.
Índice de Igualdade de Gênero 2020
Dona Tota
No episódio 60 “A Anita em regime pro bono”, falamos sobre o tópico das quotas.
Workplace gender quotas weed out incompetent men and make businesses more efficient, study finds“, artigo de Ben Chapman, publicado a 19 de Junho de 2017 no Independent, e consultado a 5 de Fevereiro de 2021.
A Billy fala sobre como são percepcionados homens e mulheres quando interrompem alguém. Essa informação vem documentada em alguns livros como “Invisible Women” de Carolina Criado-Pérez [ou na edição portuguesa], ou “Clube de Combate Feminista“, de Jessica Bennett.
A Eliana fala de um artigo da Harvard Business Review e que mostra os dados do efeito de ter mulheres líderes em momentos de crise.
A Billy menciona um episódio em que falam sobre os educadores de infância.
“Merriam-Webster adds ‘second gentleman‘ to describe Doug Emhoff’s role”, artigo escrito por Kate Bennett, publicado a 28 de Janeiro de 2021 e consultado a 5 de Fevereiro de 2021.
Borgen“, a série dinamarquesa de drama político.
The Queen’s Gambit
Ursula von der Leyen, atual presidente da Comissão Europeia.
Ellen Johnson Sirleaf, antiga Presidente da Libéria.
Coronavirus: Government withdraws ‘sexist’ Stay Home advert“, artigo publicado a 28 de Janeiro de 2021 e consultado a 5 de Fevereiro de 2021.

E não se esqueçam:
A Anita regressa ao trabalho quando bem lhe apetece e pode, idealmente a cada semana, mais coisa menos coisa, com um ponto de situação nos seus projetos. No entanto, como boas aspirantes à omnipresença, continuamos ligadas no Instagram, em @anita_no_trabalho, e ainda em anitanotrabalho.com, onde poderão conversar connosco através da secção Querida Anita, ou no Facebook.

Ou nas nossas plataformas profissionais:
Eli: nautilo.net | facebook | twitter | Instagram
Billy: airdesignstudio.com | facebook | Instagram
Rita: Instagram

Anita no Trabalho é um podcast produzido por Ana Isabel Ramos – designer, ilustradora e knitwear designer em airdesignstudio.com e instagram.com/air_billy – e Eliana Soares – marketeer e estratega em nautilo.net e instagram.com/elice_inwonderland – e a participação especial de Ana Rita Santos – Business development manager em instagram.com/ritaana.

Créditos:
“Polygamie” de Gabriel Vigliensoni, através do Free Music Archive.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.