Episódio #4 Temporada 5: A Anita em televida (ou telenovela)

Se dúvidas restavam sobre a capacidade de resiliência do ser humano, os últimos meses são prova de que o potencial desta nossa espécie está muito longe dos seus limites de evolução e adaptação. E, se nos centrarmos sobre o género feminino, então, a observação aponta para um generalizado domínio de poderes sobrenaturais ou, no mínimo, de super-poderes, única explicação plausível para o esforço de proporções épicas que temos vindo a suportar.

Ou talvez, não.

Chávena de café à frente, fria já pelo passar das horas entre o momento em que parou em frente da máquina de café, enquanto preparava os restantes pequenos-almoços, e aquele em que se encostou 30 segundos já depois do início de escola virtual, das fraldas mudadas, de arrumar a cozinha e os quartos, de encontrar forma de manter ocupadas as outras crianças em idade não-escolar… Portanto, chávena de café à sua frente para planear como vai conciliar e definir prioridades no seu trabalho, nas horas das sestas, se tiver sorte, e assegurar as refeições ao longo do dia, arrumar, apoiar estudo, inventar atividades para quem não estuda…ah e o sonho era ter tempo para fazer aquela aula de pilates…ou ver um episódio de uma qualquer série que a fizesse desligar e ter a ilusão de que tem vida própria…

Entretanto tem de recomeçar porque já se perdeu e percebeu que o calendário tem vida própria e o que se propõe alcançar demoraria semanas e não horas.

Nada que sessões vitalícias de psicoterapia não resolvam…ou pelo menos, nada que uma bela conversa a três não melhore.

A Anita em televida, ou a telenovela da Anita em confinamento, é o tema da conversa de hoje, com a maravilhosa Constança Cabral.

Neste episódio, mencionamos:
Imagens do regresso à escola em França
“Espanha avança com rendimento mínimo universal em maio”, O Observador
“Milão anuncia plano ambicioso para reduzir poluição após quarentena”, RTP
“Twitter announces employees will be allowed to work from home ‘forever’”, The Guardian
O vídeo que a Constança menciona em que se compara a abordagem neo-zelandesa com a britânica à COVID-19 “A tale of two countries”
“New Zealand PM says tooth fairy and Easter bunny are ‘essential workers'”
“Why Are Women-Led Nations Doing Better With Covid-19?”

E não se esqueçam:
A Anita regressa ao trabalho a cada duas semanas, mais coisa menos coisa, com um ponto de situação nos seus projetos. No entanto, como boas aspirantes à omnipresença, continuamos ligadas no Instagram, em @anita_no_trabalho, e ainda em anitanotrabalho.com, onde poderão conversar connosco através da secção Querida Anita, ou no Facebook.

Ou nas nossas plataformas profissionais:
Eli: nautilo.net | facebook | twitter | Instagram
Billy: airdesignstudio.com | facebook | Instagram
Constança: Blog | Instagram | Facebook

Anita no Trabalho é um podcast produzido por Ana Isabel Ramos – designer, ilustradora e knitwear designer em airdesignstudio.com e instagram.com/air_billy – e Eliana Soares – marketeer e estratega em nautilo.net e instagram.com/elice_inwonderland.

Créditos:
“Polygamie” de Gabriel Vigliensoni, através do Free Music Archive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.