Episódio #6 Temporada 2: Carreira e empreendedorismo

Durante um ataque de “procrastinite aguda”, frequentes na vida da Anita e inocentemente classificados como “técnicas de inspiração e método de trabalho”, A Anita tropeçou com um artigo que a deixou a pensar em… carreira.

Problemática muito debatida na vida corporativa, a verdade é que não marca presença assídua ou evidente quando aspiramos à vida como empreendedoras.
Um momento a-ha que levou a Anita a repensar o seu plano de carreira com uma perspetiva extremamente aliciante: papel em branco, sem margens…qual a carreira a que aspira enquanto empreendedora? Qual o plano a seguir? … e a ilusão de o fazer sem o condicionalismo de uma organização onde outros interferem no sucesso, ou insucesso, do seu plano.

Bem-vindos ao Career Day para empreendedores do Anita no Trabalho.

Neste episódio mencionamos:
“Hold Your Own Personal Career Day”, artigo escrito por Brian Fetherstonhaugh que motivou muitos exercícios e reflexões aqui para as Anitas.
The Good Wife, série de TV
The Good Fight, série de TV, spin-off da anterior
E ainda esta “atualização de estado”:

E não se esqueçam:
A Anita regressa ao trabalho a cada duas semanas, mais coisa menos coisa, com um ponto de situação nos seus projetos… no entanto, como boas aspirantes à omnipresença, continuamos ligadas no anitanotrabalho.com, onde poderão conversar connosco através da secção Querida Anita, ou no Facebook.

Ou nas nossas plataformas profissionais:
Eli: nautilo.net | facebook | obvious | twitter | Instagram
Billy: airdesignstudio.com | facebook | instagram

Créditos:
“Polygamie” de Gabriel Vigliensoni, através do Free Music Archive.

3 comments

  1. Sara (kanpai!) says:

    Ui, que wake up call esse artigo! Como a Eliana fiquei, ha então ainda estou só no princípio… ooops!
    E mais uma excelente discussão! E que caiu bem porque ando numa fase de transição e a vossa conversa alinha muito com o que ando a reflectir e com um livro que ando a ler: Designing Your Life (Bill Burnett e Dave Evans) http://designingyour.life/the-book/

    A ideia do livro é usar o “design thinking” no desenvolvimento de uma carreira (Billy, é a tua cara se não conheces ainda). E defende muito qualidades como curiosidade, experimentação, reframing, colaboração como ferramentas essenciais para construir uma carreira e uma vida. E também diz que para 80% das pessoas não há a carreira ideal mas várias hipóteses que podem ser exploradas. Ainda vou no início mas parece interessante.

    As ideias do livro alinham com o que a Billy refere do artigo em discussão da tal primeira fase ser vista como exploração e experimentação e não como “não sabes o que andas a fazer”.

    E bom, vou fazer umas contas agora à minha vida 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *