A Anita na Biblioteca: o Clube do Livro da Anita

Como sabem, a obsessão da Anita por livros é evidente em cada conversa e em cada tema que abordamos. E como qualquer desculpa é boa para dar asas a este vício, a Anita resolveu desmaterializar a sua biblioteca e ser mais intencional na sua partilha e discussões sobre livros e criar um clube: A Anita na Biblioteca.

Cada trimestre, a Anita escolherá um livro que recomendará para leitura e que será discutido numa sessão online. Nessa sessão, com o máximo de 10 participantes, a Anita partilhará o tema e principais ideias retiradas do livro e lançará a discussão entre os participantes, que podem falar também desse livro ou apresentar outros que abordem o mesmo tema ou encaixem na discussão.

Serão 4 livros no ano, um por trimestre, e que incidirão sobre os temas que normalmente abordamos no podcast: empreendedorismo feminino, mulheres no trabalho ou simplesmente feminismo.

As sessões serão comunicadas aos assinantes da newsletter da Anita com antecedência de 30 dias incluindo link para inscrição e as inscrições serão feitas por ordem de entrada. Terão um custo simbólico de 5€ (que poderão pagar por transferência bancária ou MBway) ou contribuição que queiram fazer e todo o dinheiro reverterá para os custos de gestão do Clube e do podcast.

 


Livro do trimestre:

“Oriente Próximo”, de Alexandra Lucas Coelho.

Escolhemos este livro por ser um livro de não-ficção, com uma perspetiva feminina sobre a Palestina, baseado nas viagens que a autora lá fez entre os anos de 2005 e 2007. Apesar das viagens que deram origem ao livro terem sido realizadas há quase 20 anos, este texto mantém-se hoje actual e – dado o enquadramento histórico em que nos encontramos – de leitura premente.

O encontro do Clube do Livro onde iremos discutir o livro será no dia 26 de Setembro de 2024 (quinta-feira), às 21h, em formato online, e tem um custo simbólico de 5€. Para se inscreverem, cliquem aqui.

Assinem a newsletter da Anita para receberem todas as notícias em primeiríssima mão.


Quero inscrever-me para a sessão de 26 de Setembro de 2024, às 21h.


Livros anteriormente lidos:

“Novas Cartas Portuguesas”, de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta.

Escolhemos este livro, uma das propostas apresentadas numa sessão do Clube, por estarmos a viver a Primavera em que celebramos o 50.º aniversário do 25 de Abril e pela sua actualidade, apesar da sua primeira edição datar de 1972.

O encontro do Clube do Livro onde iremos discutir o livro foi no dia 6 de Junho de Março de 2024 (quinta-feira), às 21h.


“Misericórdia”, de Lídia Jorge

Escolhemos este livro, uma das propostas apresentadas na última sessão do Clube, pelo facto de ser de uma autora portuguesa e abordar um tema que continua a ser maioritariamente feminino, o do cuidado de terceiros.

O encontro do Clube do Livro teve lugar no dia 20 de Março de 2024.


“As Primas”, de Aurora Venturini

Escolhemos este livro porque nos intrigou a proposta feita por uma das nossas queridas participantes do Clube. É um livro que fala sobre mulheres, escrito por uma mulher que só conheceu o sucesso como escritora aos 85 anos.

O encontro do Clube do Livro foi no dia 14 de Dezembro de 2023.


“Faith, Hope and Carnage”, de Nick Cave e Sean O’Hagan | “Fé, Esperança e Carnificina”, na versão portuguesa.

Escolhemos este livro porque nos apaixonámos pela conversa que o artista (Cave) tem com o jornalista (O’Hagan) sobre o seu percurso, o seu processo criativo e a maneira como incorporou o luto da morte do filho na sua vida.

O encontro do Clube do Livro foi no dia 21 de Setembro de 2023.


“The Artist’s Way”, de Julia Cameron | “O Caminho do Artista”, a edição em português, pela Ed. Lua de Papel

Escolhemos este livro porque já andávamos a falar nele há muito tempo. E como não podemos esperar que os astros se alinhem para finalmente começar… começámos.

O encontro do Clube do Livro foi no dia 22 de Junho de 2023.